O que é Deep Web?
Deep Web (também chamada de Deepnet, Web Invisível, Undernet ou Web oculta) se refere ao conteúdo da World Wide Web que não faz parte da Surface Web, a qual é indexada pelos mecanismos de busca padrão. Não deve ser confundida com a dark Internet, na qual os computadores não podem mais ser alcançados via Internet, ou com a Darknet, rede de compartilhamento de arquivos. Mike Bergman, fundador da BrightPlanet afirmou que a busca na Internet atualmente pode ser comparada com o arrastar de uma rede na superfície do oceano: pode-se pescar um peixe grande, mas há uma grande quantidade de informação que está no fundo, e, portanto, faltando. A maior parte da informação da Web está enterrada profundamente em sites gerados dinamicamente, a qual não é encontrada pelos mecanismos de busca padrão. Estes não conseguem "enxergar" ou obter o conteúdo na Deep Web - aquelas páginas não existem até serem criadas dinamicamente como resultado de uma busca específica. A Deep Web possui um tamanho muito superior ao da Surface Web.
Tamanho
Estimativas baseadas em extrapolações de um estudo feito na Universidade da Califórnia em Berkeley em 2001 especularam que a Deep Web possui 7.500 terabytes de informação. Em 2004 detectaram cerca de 300.000 sites da deep web e de acordo com Shestakov, cerca de 14.000 destes eram da parte russa da Web em 2006. Em 2008, a web chamada “Deep Web”, não referenciada pelos motores de busca, representou de 70 a 75% do total, ou seja, cerca de um trilhão de páginas não indexadas.
Como ela funciona?
A Deep Web é composta por diversas camadas. Ao todo, são 7 camadas (provavelmente a 8ª é um mito). A 1ª camada é a que a maioria acessa, a qual é acessada através de um Navegador diferente, o TOR. Para acessar as outras camadas, utiliza-se outro tipo de programa. É aí que o TOR vai embora. Cada camada tem um endereço diferente:
Camada 1 = .onion
Camada 2 = .i2p
Camada 3 = .burble ...
Camada 7 = .garlic
Por que não conseguimos acessar páginas da Deep Web em buscadores da Surface Web como o Google?
É uma questão de criptografia, em que toda página para existir deve estar de alguma forma indexada na Surface Web, mesmo que você não consiga acessá-la. Por exemplo, o domínio .ONION na Surface Web é .tor2web.org.
O que preciso para acessar a Deep Web?
Navegador TOR Browser para a 1ª camada e i2p para as demais.
VPN para camuflar seu IP
Pago: VPN4ALL
Gratuito: HSS (HotSpot Shield), Sumrando ou Security Kiss
Firewall Comodo gratuito
Anti-Vírus Kaspersky pago ou Comodo gratuito
Lembrando que somente o 1º é obrigatório. Os outros são apenas “uma segurança a mais”. Estes programas são apenas sugestões, existem diversos outros na rede. Para acessar as demais camadas (2-7) é necessário uma criptografia de programação no I2P, ou seja, temos que configurar o I2P para poder usa-lo, o que é muito complicado.
Como acessar a Deep Web?
Entre em: TOR PROJECTe escolha sua plataforma para download. Instale Tor Browser Bundle (navegador das redes TOR) e Vidalia Bundle (ferramentas e estatísticas de rede completas), caso você seja um usuário Linux nem precisa se preocupar muito, só instale o Tor Browser Bundle. Por fim, instale os programas citados acima no seu computador e configure-os de modo que seja adequado pra você. Muito cuidado! Você está em território hostil.
Como me manter seguro na Deep Web?
Verdades e Mitos
“A Deep Web é o inferno na terra”
Mito
É uma excelente ferramenta de pesquisa, desde que você saiba o que está procurando. A responsabilidade do conteúdo procurado ou visto vai de cada pessoa, independente de qualquer coisa.
“A maioria do conteúdo na Deep Web é em inglês”
Verdade
Este é um dos principais fatores repulsivos que levam os brasileiros a se afastarem da Deep Web. Embora haja alguns websites brasileiros e portugueses por lá (principalmente fóruns), a verdade é que se tornam difíceis de encontrar, correspondendo a uma porcentagem pequena da DW. Por isso, se não souber o básico do inglês a navegação se torna mais difícil, no entanto, nada que um bom tradutor não resolva.
“Mesmo sem querer, você encontrará coisas horríveis!”
Mito
A triste e errada ideia de que ao entrar na Deep Web “mulheres peladas aparecerão na sua tela como passe de mágica” é completamente absurda. Aliás, se você navegar na Deep Web, não vai notar mínima diferença com a Surface, a não ser é claro nos endereços de domínio e na descentralização do conteúdo. Por isso, tenha esta ideia sempre presente: Você só encontrará coisas macabras e horríveis na internet se tiver essa vontade e procurar por elas! Porque os “motores de busca” da Deep Web mostram uma descrição de cada site e por isso, se tiver conteúdo com o qual você não simpatize logo de início, nem acesse, isso lhe poupará muitas dores de cabeça!
”Acessar a Deep Web é ilegal!”
Mito
Que fique claro, a Deep Web é parte integrante da WEB, não é ilegal acessá-la, caso contrário estaria bloqueada e haveriam legislações que punissem o acesso, o que não é o caso. Acessar a Deep Web e todo seu conteúdo será crime quando você a utilizar para exercer atividades proibidas por lei.
“O conteúdo na Deep Web é todo ilícito/ilegal!”
Mito
Na Deep Web podemos encontrar o pior que a mente humana já produziu, é verdade, mas também há conteúdo inocente e legal, desde fóruns de jogos a pequenos grupos de amigos que estão fartos do Facebook e preferem guardar suas conversas a sete chaves. Na Deep Web, tal como aqui na surface, você encontra o que procura e nada mais, desde o conteúdo mais interessante ao mais desagradável, tudo dependerá de quais são suas intenções!
“Dizem que a Deep Web é um lugar muito perigoso, onde o FBI e a Polícia Federal circulam 24 horas por dia”
Verdade
Principalmente o FBI. O alvo deles não é nada mais do que os crimes que possam acontecer lá dentro (pedofilia, banking, carding, venda de armas e drogas, entre outros assuntos). Somente ocorre investigação à alvos específicos.